Publicação de novas versões das ofertas grossistas da Zona Centro e Açores
notícias
Publicação de novas versões das ofertas grossistas da Zona Centro e Açores

segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 17:23:29

No âmbito do projeto de redes de nova geração desenvolvido pela Fibroglobal na Zona Centro e Açores, procedemos à publicação de novas versões das respetivas Ofertas Grossistas de Acesso à Rede em www.fibroglobal.com.
Neste âmbito, foram introduzidas as alterações a seguir indicadas:

Alterações editoriais diversas.

Retirada da oferta opcional de ONT no âmbito das ligações Ponto-Multiponto (Acesso PON)

Alterações à oferta de acesso a infraestruturas, nomeadamente das condições do serviço de Informação sobre as condutas, postes e infraestrutura associada (secção 5.2.1).

As alterações introduzidas visam uma atualização do texto no sentido da sua maior legibilidade e adequação das condições da oferta à evolução verificada e experiência acumulada na prestação dos serviços.

As novas versões poderão ser consultadas pelos operadores interessados nas páginas da Zona Centro e Açores.

Relativamente ao documento referente à análise e proposta de preços, a Fibroglobal regista positivamente que, na sequência da audiência prévia promovida por indicação do contraente público, a análise e a atual proposta do regulador acolheram e refletiram diversos aspetos das posições que a Fibroglobal teve a oportunidade de expor, mantendo ou adotando, não obstante, posições diferentes das defendidas, pela Empresa, noutras vertentes. A ANACOM mantém, nomeadamente, a proposta de uma redução muito significativa do preço da mensalidade do acesso virtual da oferta Bitstream, recomendando em simultâneo a adoção nesta oferta de uma solução tecnológica atualmente não disponível e que implica, para a sua implementação, investimentos vultuosos, quando a procura expectável para esta solução é considerada reduzida na análise que sustenta a sua proposta. Neste âmbito, a Fibroglobal reitera ainda que tem vindo a reduzir de forma gradual os preços da sua oferta e pretende continuar a fazê-lo, como sempre afirmou.

Relativamente à posição entretanto assumida pelos operadores NOS e Vodafone no que respeita à proposta da ANACOM, nomeadamente que os preços propostos não lhes permitem disponibilizar serviços retalhistas sobre a rede da Fibroglobal, é de referir que, segundo a análise da ANACOM, os preços ora propostos pelo regulador encontram-se perfeitamente equilibrados com os de outros operadores grossistas, na rede dos quais esses mesmos operadores têm conseguido oferecer serviços, pelo que a Fibroglobal muito estranha e não vê justificação para essa posição.

Relativamente ao documento referente ao apuramento de eventuais situações de sobrefinanciamento, a Fibroglobal reitera que, no seu entendimento, não existe uma situação de sobrefinanciamento no período analisado e aguarda que a ANACOM promova também o respetivo processo de audiência prévia, para que os fundamentos deste entendimento possam também ser objeto da devida ponderação por parte do organismo que aconselha o contraente público nesta matéria.